Eu nunca imaginei o que seria ser Rasgado, Aberto ao meio, literalmente fui colocado a prova. Não falo no sentido físico, à abertura que o médico fez na cirurgia e a seqüela de não poder mexer um lado do rosto nem se compara a cicatriz no psicológico. Augusto Cury diz sempre, “Domine o psicológico e você dominara todo o mundo, pois o mundo de cada um esta na sua cabeça”.
Nelson Mandela é dito como um dos heróis na terra, símbolo de um povo liberto, sempre carismático, sereno e altamente inteligente, admirado por toda uma nação. Porem quem conhece Mandela na intimidade relata que ele antes de passar 27 anos preso era emotivo, explosivo e ansioso, após 27 anos preso pode meditar, ler e estudar como ser um verdadeiro líder, e sair transformado, a prisão, diz ele, foi a sua escola. Mas em todo mundo e ainda mais naquela época prisão é sinônimo de escola de criminosos, onde se entra por ter roubado uma galinha e sai assaltando banco, e como Mandela conseguiu em um lugar tão hostil se tornar um mito vivo,e principalmente, amoroso? Na minha opinião ele conseguiu buscando fazer desse sofrimento sabedoria, ele fez valer a pena todo tempo preso.
A única coisa que eu me cobro é que depois desse tempo de sofrimento aprender a colocar em prática meus aprendizados. Fazer com que tenha valido a pena, talvez você pense, “valer a pena?” Grandes prisões trazem grandes aprendizados, tenho que fazer esse sofrimento virar sabedoria, amor, conhecimento e saber aplicá-lo e certamente valera à pena. Daqui a alguns anos poder olhar para traz e falar igual a Nelson Mandela, "a minha escola foi o sofrimento e dela tirei vida, amor e sabedoria", esse é o meu segundo maior desafio, porque o primeiro já esta sendo travado.