Sejam Bem Vindos!!

Este Blog é meu escape, meu diário, mas também o local que encontro todos vocês, e fico mais perto de todos.

Você gastará no máximo 3 min em cada texto, e será de extrema satisfação ler o seu comentário!

E não esqueça, o blog estará sempre aqui!

Nas laterais da página existem sugestões de Livros e Documentarios!

OBRIGADO PELA VISITA!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Poder da Recaída e a Força da Retomada

{Tempo Medio da Leitura - 3 min}

(O Nome citado nesta historia é fictício para preservar a identidade da pessoa que protagoniza este acontecimento)

Hugo tinha ido à minha casa me visitar e pude perceber sua evolução. Em poucos meses numa casa de recuperação já tinha largado o vício de longos anos, e de volta a sociedade conseguiu um emprego de carteira assinada e estava em uma bicicleta muito bonita, que sempre foi meu sonho de consumo, aquelas grandes, com amortecedor, toda amarela e muito leve.

Hugo conseguiu comprar esta bicicleta e reconquistar a família por ser muito organizado e estar disposto a mudar e nunca mais voltar para a antiga vida de drogas e prostituição. Fiquei muito feliz de ter participado da sua recuperação. Há uns meses atrás fiz um convite para ele se internar e iniciar a recuperação, ele topou, depois do primeiro passo tudo mudou na sua vida, e isso se deve muito a sua vontade de mudar, estava apenas precisando de uma mãozinha.

Dois dias depois desta visita, a família do Hugo me liga, estavam todos preocupados pois ele não tinha voltado pra casa e não ia trabalhar a dois dias. Passaram cinco dias e nada dele aparecer, uma semana e ninguém sabia do seu paradeiro.

Comecei a andar pela cidade procurando, mas logo desisti, não fazia idéia onde Hugo poderia estar e porque sumiu – Será que ele esta vivo? – Foi embora da cidade? – Voltou a usar drogas? Mas o porquê de sumir depois de conquistar tantas coisas.

Dez dias se passaram e nada do Hugo aparecer. Em meio ao dia-dia a família e todos que presenciaram sua recuperação estavam frustrados.

Eram 17h, eu estava no trabalho, quando meu telefone toca. Um numero desconhecido.
Eu atendo o telefone, a voz do outro lado é baixa e sem força, mas diz – Alô, Junior?
Eu respondo que sim, já imaginando quem era, mas custei acreditar. – Então a pessoa do outro lado fala: - Sou eu, Hugo... Desculpa por decepcionar todo mundo, to ligando só pra agradecer por tudo, Tchau!! Nessa hora eu pedi pra ele não desligar o telefone e perguntei onde ele estava. Hugo não queria dizer e falou que não queria mais nada, não tinha mais jeito para ele, já havia tentado se recuperar milhares de vezes e sempre ia tudo por água a baixo.
A dor da recaída é muito grande, pois junta a dor do fracasso e o peso de ter decepcionado todos a sua volta.
HUGO ESTAVA LIGANDO PARA SE DEPEDIR E SE ENTRAGAR AS DROGAS, RUA E CONSEGUENTIMENTE A MORTE.

Insisti com Hugo para a gente ter uma conversa, falei que era só uma conversa, a ultima.

Então saí do trabalho e fui direto para o local marcado. Era em baixo de um viaduto, perto de um esgoto. Quando cheguei, Hugo estava sentado, com a mesma roupa que foi na minha casa há 10 dias atrás. Chamei para ele entrar no carro e dar uma volta, o seu mau cheiro era insuportável e aparentava uns 5 a 10 kg a menos, tinha passado 10 dias usando dorgas. Definitivamente não parecia aquele rapaz que foi na minha casa forte e cheio de planos.

Em meio à conversa perguntei se ele gostaria de tentar de novo, tentar se recuperar novamente. Mas alegou não ter mais força e enfatizava que ia ser a mesma situação, iria passar alguns meses sem usar drogas, trabalhando ate que um dia voltaria a usar drogas e tudo desabaria na sua cabeça. Estava realmente jogando a toalha.
Mas o que ele não percebeu foi o caminho que eu estava fazendo. Enquanto a gente conversava eu dirigia em direção a uma clinica de recuperação para dependentes químicos.
Não sei o que os especialistas dizem, os estudiosos podem ate me condenar, mas depois de muita insistência Hugo decidiu tentar outra vez. Deixei-o lá e fui pra casa muito cansado psicologicamente.

Faz um ano que este fato ocorreu. Apesar de ter passado pouco tempo na clinica de recuperação, ele não voltou mais a usar drogas. Está forte, gosta muito de trabalhar, comprou outra bicicleta e voltou a ser o velho Hugo que a gente conhecia, cheio de sonhos e planos.
Hugo possui uma família extraordinária. Apesar da sua recaída eles voltaram a confiar e ama-lo da mesma forma.

"Se você se limitar a números ou estabelecer um limite de ação para ajudar uma pessoa, a recaída vai ganhar essa batalha"